Tudo o que você precisa saber sobre algoritmos

Provavelmente, ao falar de marketing digital, você provavelmente já deve ter escutado falar dos famosos algoritmos. Eles estão presentes em praticamente tudo na internet.

Desde as recomendações de vídeo do Youtube, até o ranqueamento de resultados do Google.

Mas mesmo com esses mecanismos tendo tanta presença no nosso dia a dia, muita gente não faz ideia da função deles e sua importância. E é isso que vamos explicar ao longo do post.

Mas afinal de contas o que são esses tais algoritmos?

algoritmos

Os algoritmos podem ser definidos como sequências de operações, instruções ou raciocínios que são programados para alcançar um objetivo.

Pode parecer algo extremamente complexo, mas na verdade esse conceito já é aplicado no nosso dia a dia com:

Mas quando falamos desse sistema sendo aplicado de forma digital, todas as instruções e ações são executadas de forma automática.

Para isso os algoritmos utilizam as chamadas variáveis que utilizam dados salvos em navegadores, caches, smartphones, computadores e outros dispositivos que deixem algum tipo de “rastro” na web.

Com base nessas informações determinadas ações são executadas pelos algoritmos. Por exemplo, no caso do Google, esses mecanismos analisam as páginas da web e as rankeiam conforme os critérios estabelecidos.

Posteriormente, o buscador irá mostrar os melhores resultados para o termo buscado pelo usuário.
Mas tudo isso acontece muito rápido, parece quase mágica! Para se ter uma ideia, o algoritmo do Google consegue analisar 70 MILHÕES DE SINAIS em apenas um décimo de segundo.

E porque os algoritmos são importantes?

Esses mecanismos de instruções, operações e raciocínios são importantes em vários aspectos. Primeiramente, eles são essenciais para que haja uma mediação no conteúdo que os usuários da web recebem.

Eles ajudam essas pessoas a receber assuntos e conteúdos que estão em alta, ou que são de sua preferência. Se esse sistema não existisse, seria praticamente impossível localizar qualquer coisa na web. 

Outro motivo para os algoritmos terem tanta relevância na web é que eles automatizam processos. E isso facilita e muito o dia a dia dentro do mundo digital. 

Além disso, não podemos deixar de salientar a importância desses mecanismos para as estratégias de marketing digital. Isso porque, quando você conhece a fundo o funcionamento dos sistemas de cada plataforma, é possível alcançar melhores resultados.

Uma prova disso é a utilização do SEO para melhorar o ranqueamento no Google. Conteúdos otimizados tendem a ser melhor analisados e ranqueados pelos algoritmos

Mas aqui vale alguns cuidados importantes. É preciso deixar claro que cada plataforma da web vai ter um algoritmo específico. 

O sistema do Youtube, por exemplo, funciona de maneira completamente diferente do Instagram. Logo é essencial conhecer as especificidades de cada plataforma. 

E, claro, você precisa ter em mente que esses mecanismos evoluem constantemente. Por isso é importante sempre acompanhar as atualizações ou contar com agências que possam a se manter por dentro dos avanços dos algoritmos

Que tal ficar por dentro de mais dicas e tendências do marketing digital? É só acompanhar a gente no Facebook e também no Instagram

Referências:

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/novas-tecnologias/era-dos-brasileiros-conectados-como-dados-e-machine-learning-tornam-seu-negocio-mais-eficiente-e-util/

https://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,como-funcionam-os-algoritmos,70002135806

https://rockcontent.com/br/blog/algoritmo/