Como causas sociais tem ganhado força ao redor do mundo

Promover uma sociedade melhor através das causas sociais é uma tendência cada vez mais forte em todo o mundo. Não apenas no sentido transformador, mas economicamente falando.

Para se ter uma ideia, atualmente o
terceiro setor é responsável por 8% do PIB mundial. E com a pandemia, a confiança em ONGs cresceu muito.

As pessoas passaram a acreditar mais nessas entidades que atuam de diferentes formas na sociedade. Seja lutando pelo meio-ambiente, promovendo mais igualdade, ou dando voz às minorias. 

O brasileiro e o apoio às causas sociais

causas sociais

O apoio às causas sociais já vinha crescendo no Brasil, mas a pandemia de Coronavírus acabou sendo um agente combustor para as pessoas acreditarem e apoiarem cada vez mais as ONGs. 

Em dois meses foram arrecadados cerca de R$ 6 bilhões em prol de ações de combate ao COVID-19. 

Para se ter uma ideia da grandiosidade desse número, de acordo com o censo do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), o total de doações dos brasileiros em 2018 foi R$ 3,25 bilhões. Ou seja, em dois meses as pessoas doaram praticamente o dobro do arrecadado em 2018.

Esse crescimento se deve a alguns motivos: 

1. Resultados visíveis

Um dos principais motivos que promove o fortalecimento das causas sociais no Brasil e no mundo é o ganho de confiança através da visualização dos resultados. 

O relatório Brasil Giving Report 2020 mostrou que 79% dos entrevistados afirmaram que o trabalho de ONGs teve impacto direto em suas comunidades locais. Ou seja, as pessoas estão vendo com seus próprios olhos o que essas ações podem melhorar. 

2. Facilidade para participar

Mais um dos fatores motivadores desse crescimento é a facilidade em participar ativamente das causas sociais. Hoje as pessoas conseguem doar e até mesmo se voluntariar de forma facilitada.

3. Mudança no comportamento do consumidor

Não há como falar das causas sociais sem associá-las aos próprios consumidores. Nos últimos anos vemos uma tendência de comportamento onde as pessoas estão cobrando posicionamentos das marcas que consomem. 

Hoje, a grande maioria dos consumidores busca por empresas, produtos e serviços que estejam alinhados aos seus ideais. Isso acaba refletindo de maneira positiva no terceiro setor. 

Isso porque, com mais empresas adotando
causas sociais, mais força essas ações ganham.

O relatório Brasil Giving Report 2020 mostrou, por exemplo, que 86% dos entrevistados afirmam que as empresas brasileiras devem apoiar comunidades locais. Quando o assunto são marcas internacionais, a aderência também é grande, cerca de 83%.

4. Facilidade do mundo digital

E claro que não podemos deixar de falar de como o mundo digital também tem facilitado o fortalecimento das causas sociais. Hoje, graças à internet, as ações podem ganhar força em todo o mundo. 

As ONGs não estão mais limitadas ao apoio local. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode ajudar uma entidade do gênero. Seja doando, participando de petições on-line, divulgando ou até mesmo se voluntariando. 

A gente quer saber, quais as causas sociais que, para você, trazem mais benefícios para a sociedade? Deixe sua resposta nos comentários.