Como abrir uma ONG

Você deseja abrir uma ONG?

O terceiro setor tem ganhado cada vez mais espaço dentro da sociedade. Uma pesquisa apontou, por exemplo, que em 2020 o nível de confiança dos brasileiros nesse tipo de associação chegou a 79%.

Essas entidades estão presentes nas mais diversas causas, apoiando minorias e ajudando a construir um mundo melhor. E no post de hoje vamos mostrar o passo a passo para abrir uma Organização Não-Governamental.

Passo a passo de como ABRIR uma ONG

como abrir uma ong

A criação de uma ONG exige uma série de cuidados. Isso porque, ela é uma organização que também precisa prestar contas e ter todas as suas informações bem definidas.

1. Criação do estatuto

O estatuto é para uma ONG o que um plano de negócios é para uma empresa.

Basicamente, esse documento irá conter todas as informações necessárias sobre a entidade que você deseja abrir. Desde a finalidade até as competências.

Dentre as principais informações que não podem faltar no estatuto estão: 

2. realização de assembléia

Depois que o estatuto é criado é a hora de criar uma assembléia com os interessados em participar da ONG. Nessa reunião serão debatidos todos os pontos do documento e é necessária a aprovação de todos.

Além disso, é nessa assembleia que serão definidos os cargos de diretoria. Posteriormente as pessoas elencadas para cada cargo deverão assumir suas funções.

Durante a reunião será gerada a Ata de Constituição, que deverá conter todo o andamento da discussão, juntamente com uma lista de presença dos associados. Tanto a Ata como o Estatuto precisam ser legitimados por um advogado.

3. Registro em cartório

O terceiro passo de como abrir uma ONG é fazer o registro da entidade em cartório. Para isso, é importante que sejam apresentados os seguintes documentos:

Dependendo do tipo de atividade da ONG, outros documentos podem ser solicitados.

Eles são importantes uma vez que também podem conceder benefícios para a entidade, como a isenção de tributos ou destinação de recursos da cidade. 

Vale a pena contratar um profissional para registrar a ONG?

Como você pode ver acima, o processo de abertura e registro de uma ONG exige tantos cuidados quanto a abertura de uma empresa. Por conta disso, é altamente indicado a contratação de um advogado ou contador para auxiliar nesse processo. 

Além do registro em cartório, é necessário autenticar e registrar a documentação em vários outros órgãos e locais, incluindo Receita Federal e Prefeitura. Além disso, é preciso realizar a prestação de contas da entidade periodicamente. 

Ao contar com um profissional, você terá mais facilidade de lidar com esses processos burocráticos, garantindo assim que a sua ONG comece a funcionar totalmente de acordo com a lei, e ajudando a sociedade. 

Ficou com alguma dúvida sobre como
abrir uma ONG? Então aproveite para deixá-la nos comentários.  

Veja também nosso post sobre marketing para ONGS.