Esse termo tem estado muito em alta ultimamente. Mas nem todos sabem exatamente o que ele significa.
Marketing Digital é um termo usado para se referir às estratégias usadas para fazer a presença de uma pessoa física ou jurídica crescer na internet. As ferramentas que podem ser utilizadas para isso são muitas e estão crescendo e sendo aprimoradas cada dia mais.
Essa nova maneira de fazer marketing surgiu junto com a criação da internet na década de 60. Mas somente se tornou mais famosa e mais utilizada quando a internet passou a ser mais acessível às pessoas por volta das décadas de 80 e 90.
Assim como o mundo digital tem crescido muito em um curto espaço de tempo, a maneira de se fazer presente na internet tem acompanhado muito essa tendência.
Com isso, a chave para boas estratégias de marketing digital é sempre se manter atualizado.
Com o crescimento do uso de smartphones e demais gadgets, a internet sendo cada vez mais acessível à população, tudo tende a migrar para o mundo virtual, acontecendo isso de maneira parcial ou integral.
É importante notar as tendências atuais das campanhas publicitárias, que, grande parte hoje em dia, estão presentes na internet.
Então, basicamente, na situação atual, é quase impossível fazer seu negócio prosperar sem uma boa estratégia de marketing digital.
As mais usadas atualmente são:
Mas a parte mais importante desse processo é saber a necessidade do cliente e daí sim traçar a estratégia ideal usando as ferramentas disponíveis.
Não é útil usar uma mesma estratégia para dois casos diferentes.
Assim como cada um é único no mundo, a campanha de marketing digital a ser traçada também deve ser única e personalizada.
O estudo é sempre a chave para o sucesso.
Para crescer na internet também é assim. Então o passo inicial é sempre estudar a pessoa para quem a campanha vai ser feita, ver suas necessidades, suas falhas, seus concorrentes e seus objetivos.
E a partir daí a estratégia pode começar a ser construída.
Esse ramo tem crescido muito ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse mercado se tornou extremamente competitivo.
Mas, para nossa sorte, o marketing no Brasil ainda não atingiu seu máximo de tamanho e complexidade.
Em consequência desse cenário, se fazer crescer e ser presente no mundo virtual, no Brasil, é menos complicado do que deveria ser.
(ATENÇÃO: isso não quer dizer que seja fácil).
Como já foi dito antes: é imprescindível se manter atualizado! E para te ajudar nisso, trouxemos algumas tendências para o ano que vem:
E você, o que você está esperando para investir nesse meio e ter retornos incríveis?
Meu nome é Antonella Catarina (mas me chamam só de Antonella), tenho 20 anos, sou canceriana e estudo Letras na USP.
Uma das coisas que eu mais amo fazer é escrever. Escrevo desde pequenininha e sempre foi minha melhor maneira de me comunicar (mesmo falando demais). Além disso, eu amo ler, tirar fotos, viajar e aprender novas línguas.
Rua Harmonia, 92 sala 3
Vila Madalena – São Paulo
Selva de Pedras