Conheça a história da WWF

A WWF é uma das entidades mais conhecidas no Brasil e no mundo. E sua história é repleta de marcos que mostram como é possível lutar e garantir a preservação da natureza

Tudo começou em 1961, quando a rede
WWF foi criada. Antes ela era conhecida como Fundo Mundial para a Natureza.

Mas foi em 1971 que ela iniciou os seus trabalhos aqui no Brasil. Inicialmente, ela apoiava alguns estudos sobre um primata do Rio de Janeiro que estava correndo o risco de extinção. 

Esse trabalho se transformou no mundialmente conhecido Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado.

Para se ter uma ideia, há três décadas ele vem sendo executado em parceria com diversas organizações, garantindo a preservação dessa espécie.

O boom da WWF na década de 80

WWF

A WWF se tornou um fenômeno dentro do Brasil a partir da década de 80. Nessa época as ações se multiplicaram e a entidade começou a ser apoiada por outras iniciativas, como o conhecido Projeto Tamar.

Em 1989, a área de pesquisa brasileira recebeu diversos aportes financeiros da rede WFF. Mas até então, ainda não havia um escritório da entidade dentro do Brasil.

Foi só em 1990 que uma sede da organização foi estabelecida no Brasil, após a contratação do biólogo Dr. Cléber Alho. Ele ficou responsável pelo escritório que foi aberto em Brasília, no Distrito Federal. 

Dali para frente a presença da organização no Brasil apenas cresceu. O número de funcionários e técnicos aumentou, permitindo que as ações fossem cada vez maiores e mais frequentes. 

Já em 1993, foi nomeado o primeiro diretor do escritório, o biólogo Eduardo Martins. Isso trouxe ainda mais agilidade para o trabalho da
WWF dentro de terras brasileiras.

Consolidação no Brasil

De pouco em pouco a WFF foi se consolidando no Brasil. Como o país é uma referência mundial em diversidade biológica, as ações se tornaram ainda mais importantes para a preservação. 

Foi assim que em 1994, uma equipe brasileira passou a viabilizar uma estrutura própria da organização no país. E no ano de 1996 foi criada oficialmente a
WWF Brasil, integrante da rede mundial.

O Brasil foi a 25ª organização nacional que integrou a rede mundial. Além disso, também foi a primeira da América Latrina. 

Após a criação da
WWF Brasil, foi criado um plano estratégico para o período de 1996 e 2001. Dentro desse planejamento foram estabelecidas algumas metas de conservação, dentro elas:

A partir desse planejamento a presença da entidade se fortaleceu ainda mais no Brasil. Para se ter uma ideia, em apenas 6 meses de funcionamento ela conseguiu mais de 500 filiados.  

Atualmente a entidade possui quatro escritórios dentro do Brasil: Manaus (AM), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP).

Com isso, a organização tem total estrutura para atuar na preservação da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Pantanal. 

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais.

Veja também nosso post sobre como abrir uma ONG.