Tendências para 2020
4 fatores importantes para o marketing

Quais são as tendências para 2020?

A palavra “tendência” é muito ampla e pode se referir a milhões de coisas. E justamente por isso que vamos dividir esse texto em alguns tópicos:

Assim, facilitará a leitura de vocês (e também a minha escrita 😊).
Mas, antes de começar, gostaria de lembrar que essas são algumas tendências para ano que acabou de começar.

Isso quer dizer que não necessariamente você deve aplicar todas elas no seu negócio. Inclusive, essa não é uma tática aconselhada.

Escolha aquilo que fizer mais sentido para a sua marca, e aproveite.

Tendências para 2020 em design

Como vocês já devem percebido, aquilo que estava em alta entre os anos 90 e na primeira década dos anos 2000 está voltando. Isso serve também para o design.

Com isso, era do minimalismo está voltando também, ou seja, quanto menos elementos tiverem presentes na composição das artes, melhor.

Em virtude disso, o 
degradê tem estado cada vez mais presentes nos layouts, e tende estar mais ainda esse ano.

Tendências para 2020
Esse é um exemplo de arte feita usando o degradê

Tendências em Ilustrações

Tendências para 2020 – ilustração
Exemplo de ilustração abstrata, com formas geométricas inclusas

Como vocês também devem ter notado, as ilustrações bombaram ano passado. E como era de se esperar, esse ano também vai estar muito presente.

Mas, devido ao sucesso, e já não ser mais uma novidade e um diferencial, esse ano as ilustrações vão estar de cara nova.

O quê vai ser muito visto durante 2020 vão ser aquelas 
abstratas. Consequentemente, formas geométricas também farão parte da tendência.

Por conta da influência da primeira década do milênio, os 
desenhos feitos à mão serão muito explorados.
Então se você é um bom desenhista, aproveita porque esse ano é seu! 

Além disso, texturas e ilustrações 3D serão muito usadas nos layouts. Então, se possível, explore também esse fator.

Tendências para 2020 - desenho
Exemplo de ilustração feito com desenhos à mão
Tendências para 2020 - ilustração 3d
Esse é um exemplo de como as ilustrações 3D podem ser feitas e usadas

Tendências na Escrita

Se você trabalha com dados expostos ao público, explore o uso de imagens. As pessoas costumam entender melhor quando o texto é traduzido em infográficos, em mapas e coisas do gênero.

Como já estamos dizendo há algum tempo em nossas redes sociais, os 
vídeos causam maior impacto que fotos. Não só nas redes sociais, mas também nos sites e nas campanhas publicitárias.

Isso devido ao fato de um vídeo conseguir explicar melhor a funcionalidade do produto do que uma simples imagem. E justamente por conta desse fator, o vídeo será muito explorado ao longo de 2020.

Caso não nos acompanhe ainda nas redes sociais, esses são os links dos nossos perfis, lá postamos conteúdos super interessantes quase todos os dias.

Pesquisas feitas pelo Facebook

A rede social mais usada no mundo disponibiliza constantemente informações sobre o comportamento do usuário na web através do Facebook IQ.
Com os dados de 2019, é possível entender quais são as tendências em crescimento.

Se você é produtor de conteúdo na internet, essas são excelentes dicas. Assim, vai ser mais fácil de entender o que vai fazer mais sucesso e vai ser mais procurado pelo público.

DIY

A partir dos dados disponibilizados pelo Facebook, notou-se que, no Brasil, a fama do DIY (faça você mesmo) cresceu.
Desde então, escolas têm colocado matérias no currículo em que os estudantes fazem atividades DIY.

Então, principalmente para os produtores de conteúdo, explore muito esse fator. Tudo o que for ligado a essas atividades, vai crescer ainda mais em 2020. Sejam os tutoriais ou a própria venda dos produtos necessários para essa atividade, tudo isso vai ser uma forte tendência ao longo desse ano.

Anos 80

Como foi dito algumas vezes nesse texto, aquilo que já foi tendência no passado está voltando a fazer sucesso agora. Mais especificamente, os anos 80.

Essa realidade tem tido muito influência da indústria da música. Os clips têm sido produzidos com elementos que remetem a essa época, as cores e outras várias referências.

Você já deve ter percebido que o neon voltou a ser usado e discos de vinil voltaram a ser procurados. Inclusive, as fotos estão sendo editadas para ter o mesmo aspecto que tinham naquela época.

Tudo isso indica que a década de 80 foi muito influente em 2019, e tende a ser ainda mais esse ano.

Cores

Todos os anos a Pantone elege a cor do ano. Em 2019 a cor escolhida foi o coral, que esteve muito presente no mercado em geral.

A cor de 2020 é o 
PANTONE 19-4052 Classic Blue, que é um azul sólido e atemporal. Devido ao momento mundial atual, onde necessita-se confiança, estabilidade e paz, a empresa escolheu uma cor que transmita essas sensações.

Segundo a Pantone, “pacífica e facilmente identificável, essa cor favorita mundialmente atua como um fio conector de inclusão entre pessoas de formações, culturas e personalidades diversas.”

Além disso, essa vai ser a primeira vez que a marca vai oferecer uma experiência multi-sensorial com a cor do ano. Essa experiência envolverá o tato, visão audição, paladar e olfato.

Marketing Digital
Sites

Em relação aos sites, o modo noturno começou, em grande escala, com o Twitter. E em 2019, com o iOS 13, o sistema operacional da Apple também passou a contar com essa função.

Desde então várias outras plataformas têm oferecido o modo noturno, e muitas outras tendem a oferecer em breve. Ou seja, essa é uma das tendências para 2020 nesse ramo. Valendo não somente para sites, mas também para aplicativos.

Como já foi dito 
num outro conteúdo postado aqui no blog, a personalização da experiência no site passou de diferencial para obrigatório. Então, além de providenciar esse fator, caso você ainda não tenha feito, busque maneiras de deixar o mais personalizado possível.

Exemplos disso são as páginas home de plataformas como YouTube e Netflix, que mostram sugestões diferentes a cada usuário, dependendo do conteúdo que consomem.

Mascotes

Já em relação à comunicação da marca com seu público alvo, use e abuse de mascotes. Eles eram elementos muito usados no começo do milênio, alguns sobreviveram até os dias atuais, e agora estão voltando a ser usados.

Eles auxiliam na estratégia de comunicação, dando uma cara à marca. Uma empresa que tem explorado bastante essa estratégia é a Magazine Luiza com a Magalu.

Principalmente no último ano, as empresas escolheram pessoas famosas para desempenhar essa função. Isso implica em, basicamente, ser impossível se lembrar da marca sem se lembrar dessa pessoa em específico.

Claro, isso quando a campanha é bem feita. Um bom exemplo disso é o Cristiano Ronaldo como garoto propaganda da
Clear Men. Mas, caso essa pessoa, por algum motivo, perca credibilidade na mídia, sua empresa perde junto. Por isso que ter mascote pode ser uma boa estratégia, visto que ele faz e fala aquilo que quiser, como o Seninha.

Como já foi dito no começo do artigo, essas são apenas algumas tendências para 2020. E claro, elas servem como referência e inspiração para aquilo que será feito no seu negócio ao longo desse ano.

Lembre-se sempre de manter a identidade visual da marca e ser coerente com a comunicação que estão acostumados a usar.

Sobre a autora deste conteúdo

Antonella Catarina


Meu nome é Antonella Catarina (mas me chamam só de Antonella), tenho 20 anos, sou canceriana e estudo Letras na USP.
Uma das coisas que eu mais amo fazer é escrever. Escrevo desde pequenininha e sempre foi minha melhor maneira de me comunicar (mesmo falando demais). Além disso, eu amo ler, tirar fotos, viajar e aprender novas línguas.

2 respostas

    1. Ola Marcos, tudo bem?
      Que bom que curtiu. Sempre buscamos nos aprofundar nesse assunto e seu feedback é muito importante pra gente =)

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