Um panorama do terceiro setor no Brasil

O terceiro setor no Brasil vem se expandindo cada vez mais. Atualmente, existem cerca de 350 mil ONGs e 820 mil OCS no país.

Muitas dessas ONGs surgiram durante o período da ditadura militar (1964-1986), contudo, foi apenas na década de 90 que passaram a desenvolver parcerias com instituições públicas e privadas. Atualmente, essas instituições são respeitadas pela maioria dos brasileiros, apesar de estarmos em um momento político onde algumas ONGs são vistas como partidárias.

Características do terceiro setor no Brasil

terceiro setor no brasil - pineal marketing

O terceiro setor no Brasil hoje representa não apenas um dos pilares de suporte à sociedade, como, também, parte importante da economia. Para se ter uma ideia, atualmente as Organizações Sem Fins Lucrativos empregam quase 5% dos trabalhadores do país.

Isso representa mais de 2,1 milhões de pessoas empregadas através de ações que impactam diretamente a população.

De acordo com a pesquisa criada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR, que fez o mapeamento das ações de filantropia durante a pandemia, foi possível chegar aos seguintes resultados:

Esse é um fato muito curioso, com a pandemia afetando diversos setores econômicos, esperava-se que o terceiro setor fosse drasticamente prejudicado. No entanto, as doações se mantiveram, e até certo ponto cresceram.

Inclusive, foi durante o período de pandemia que muitos recordes do setor foram quebrados. O Banco Itaú, por exemplo, doou mais de R$ 1 bilhão para o combate ao Covid-19.

Importante ressaltar que esses números crescentes também se devem ao surgimento de novas maneiras de doação. Até algum tempo atrás, havia muita burocracia para o repasse de recursos, seja por pessoa física ou jurídica. Com o surgimento de inovações como as carteiras digitais, e até mesmo o próprio PIX (modalidade de transferência lançada pelo Banco Central), doar ficou muito mais simples.

Consequentemente, o terceiro setor no Brasil deve registrar um crescimento ainda maior nos próximos anos. 

O brasileiro e o apoio às ONGs

A relação entre o brasileiro e o terceiro setor tem ficado cada vez mais estreita. O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), fez um levantamento que mostrou que, em 2018, o total doado no Brasil foi de R$ 3,25 bilhões.

Além disso, a pesquisa Brasil Giving Report 2020 mostrou dados muito interessantes em relação à confiança das pessoas em ONGs.  De acordo com o levantamento, a percepção positiva em relação ao trabalho desse tipo de instituição cresceu 7%.

Cerca de 79% dos entrevistados disseram que o trabalho das organizações sociais em suas comunidades locais teve algum tipo de impacto positivo. E essa confiança se reflete diretamente no número de doações.

O estudo mostrou que 78% dos entrevistados fizeram alguma atividade beneficente no último ano. Além disso, desse total, cerca de 67% doaram dinheiro. O crescimento das doações aponta a importância que os cidadãos têm dado para o terceiro setor.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para acompanhar a gente.

Aproveite para nos seguir nas mídias

Whatsapp