O que são os novos e famosos topic clusters?

Os Topic Clusters, atua de SEO, são a organização dos conteúdos em grupos específicos que giram em torno de um assunto principal, tudo isso de forma inter-conectada.

O Marketing Digital é uma área em constante evolução. Cada vez mais o Algoritmo do Google está preparado para ler seu conteúdo.

E essas novas tecnologias surgem e mudam a configuração e as possibilidades de diálogo entre uma marca e seu público.

E  você sabe responder o que sido feito pelos estratégias em SEO para ajudarem os algoritmos identificarem mais rápido suas páginas?

O marketing precisa estar sempre atualizado para ajudar nessas estratégias. E em termos de conteúdo e SEO, a maior mudança que aconteceu atualmente está na forma como as pessoas buscam e o conteúdo e em como o Google lê e escolhe quais conteúdos mostrar.

Nesse cenário surgiram a estratégia para seguir as mudanças do algoritmo. Dentre essas novas práticas surgiu os
Topic Clusters.

Neste texto vamos mostrar o que você precisa saber para entender  e começar a usar em sua estratégia agora mesmo!

Como surgiram os Topic Clusters?

Os Topic Clusters são uma forma de organização criada pela HubSpot a partir da observação das buscas online, como elas são feitas e em como o Google responde à essas dúvidas.

Antes de entender melhor como essa estrutura funciona, é fundamental entender de onde surgiu a proposição dos topic clusters como estrutura importante em estratégias de SEO e como essas observações podem ser válidas para conseguir melhores posições nos buscadores.

Por que os Topic Clusters é promissor no SEO?

A forma como as pessoas buscam informação mudou.

Embora ela nunca tenha sido igual para todo mundo, a maneira como a informação era fornecida pelo Google já há algum tempo, exigia que as buscas fossem bastante específicas e os resultados variavam de acordo com as palavras-digitadas.

Hoje, no entanto, as mudanças no Google, consegue por exemplo entender a sua intenção de busca. Por Exemplo: hoje podemos ser mais humanizados quando “conectados” com as máquinas.

Se antes essa possibilidade era difícil, hoje o Google é mais integrado entre máquinas e seres humanos, inclusive quando falamos de SEO.

E porque estamos falamos em topic clusters?

Porque esse já é o presente para o Google.

É necessário oferecer um contexto, e é essa a proposta dos Topic Clusters. Por meio da contextualização, um texto deve conter links que levam a explicações mais detalhadas.

Assim com hiperlinks você consegue oferecer a melhor experiência de busca para seus usuários.

Mas como isso acontece na prática? É o que veremos agora!

Como funcionam os Topic Clusters?

Os Topic clusters funcionam como células de conteúdo onde existe uma célula que chamamos de post pilar.

Esse post geralmente tem entre 3 mil à 4 mil palavras e levam para pelo menos 4 textos clusters que são relacionados ao pilar.
Esses textos são interligados por links internos.

Veja exemplo abaixo.

topic clusters

Seus textos pilares, podem ainda levar para outros textos pilares que tem mais conteúdos interligados em forma de clusters. E assim formamos um grande organismo de textos interligados.

Essa técnica além de organizar seu conteúdo, ajuda que o conteúdo seja organizado aos olhos do Google.

O Google vai entender que existe uma constelação semântica dentro do seu site/blog e vai prioriza-lo na hora de indexar e ranquear, pois já sabe que todo o domínio trata de um mesmo assunto ou assuntos similares.

E aí gostou do nosso conteúdo? Bora organizar nosso conteúdo em Topic Clusters?

Continue seguindo nosso conteúdo que traremos sempre as melhores técnicas e novidades para vocês.

Caso precise entrar em contato com a gente, 
clique aqui.