6 dicas para maior engajamento no Instagram

Se você acha que apenas a quantidade de seguidores do seu perfil é relevante, saiba que existe outro elemento de grande peso para o sucesso de suas estratégias: o nível de engajamento no Instagram. 

Atualmente essa rede social possui mais de um bilhão de usuários ativos, sendo que pelo menos 500 milhões acessam a plataforma diariamente.

Ou seja, esse é um excelente espaço para divulgar a sua marca e até mesmo aumentar as vendas. 

Mas, para gerar resultados, é fundamental ter uma relação próxima dos seguidores, de modo que eles interajam ativamente. E nós separamos algumas dicas de ouro para te ajudar a ter um maior engajamento no Instagram. 

Tenha periodicidade 

Imagine a seguinte situação, você começa a seguir um perfil por achar os conteúdos atraentes.

Contudo, depois de um tempo seguindo você percebe que as vezes o perfil fica dias ou até semanas sem postar nada. A tendência é deixar de segui-lo, uma vez que você não está recebendo nenhum conteúdo. 

Por isso é importante manter uma periodicidade para que os seguidores saibam quando terão novas postagens

Interaja com os seguidores

engajamento no instagram

Não há como buscar engajamento no Instagram sem interagir.

Se você deseja que os seguidores sejam mais ativos nas postagens, é essencial interagir com eles. Essa troca faz toda a diferença para a sua presença na rede social. 

Crie um planejamento de conteúdo

Seus conteúdos precisam fazer sentido dentro da rede social. Eles precisam representar a sua marca, mas ao mesmo tempo atender as necessidades do público. 

Logo uma das dicas é criar um planejamento de postagens. Inclusive, aqui vale buscar uma agência especializada para te auxiliar a identificar quais os conteúdos que devem ser postados, como e quando. 

Avalie os horários para postar

Sabia que o horário que você faz suas postagens pode fazer toda a diferença no nível de engajamento? Se você postar em um período que a maioria dos seguidores não está conectada, dificilmente vai alcançar bons números. 

Então não deixe de avaliar, utilizando as próprias métricas da rede social, quais os melhores horários de postagem. 

Use os recursos da plataforma para promover um maior engajamento no Instagram

Não fique apenas nas tradicionais postagens no feed. O Instagram é cheio de recursos, como os storys, IGTV e os Reels. 

Aproveite essas ferramentas para diversificar o seu conteúdo e alcançar mais pessoas. 

E importante, não se esqueça de usar recursos como as hashtags para ajudar a centralizar seus conteúdos e também identificar tendências. 

Fique de olho no Instagram Insights 

Essa é uma ferramenta de métricas oferecida pela rede social. Com ela, é possível identificar uma série de informações sobre suas postagens, desde o nível de engajamento até características da audiência. 

E utilizar esse recurso também pode ser uma ótima forma de aumentar a interação dos seguidores. Através do Instagram Insights é possível analisar quais os conteúdos mais eficientes e assim apostar em uma estratégia mais assertiva. 

Não deixe de seguir a gente no Facebook e Instagram e veja mais dicas para melhorar suas estratégias de marketing digital!